CRÉDITOS CONSTITUÍDOS ANTERIORMENTE A RECUPERAÇÃO JUDICIAL SUJEITAM-SE AO PLANO?

A recuperação judicial é um processo judicial que tem o objetivo de viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira de uma empresa, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

A Lei nº 11.101/05 é a legislação responsável pela regulamentação da recuperação judicial e extrajudicial no Brasil.

O propósito deste artigo é responder se os créditos decorrentes de condenação, transitada em julgado, em momento posterior ao pedido de recuperação judicial, podem, ou não, serem incluídos no plano de recuperação judicial.

A resposta a esta pergunta, com base em precedente do Superior Tribunal de Justiça, é que se créditos forem decorrentes de fatos geradores ocorridos em momento anterior ao pedido de recuperação judicial, sujeitam-se ao plano de recuperação judicial da empresa devedora.

De acordo com o disposto no art. 49 da Lei nº 11.101/05 (Lei de Falência e Recuperação de Empresas – LFRE), estão sujeitos aos efeitos da recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.

Consoante assentado por ocasião do julgamento do Recurso Especial nº 1.634.046-RS (Rel. Min. Nancy Andrigui, Rel para acórdão Min. Marco Aurélio Bellizze, Terceira Turma, DJe 18/05/2017):

 “a constituição de um crédito pressupõe a existência de um vínculo jurídico entre as partes e não se encontra condicionada a uma decisão judicial que simplesmente o declare”.

Assim, tratando-se de vínculo jurídico decorrente de evento que causou dano à esfera dos direitos de credores da empresa recuperanda, a constituição do crédito correspondente não se dá com a prolação da decisão judicial que o reconhece e o quantifica, mas com a própria ocorrência daquele evento.

Cabe ressaltar ainda que, a própria Lei de Falência e Recuperação de Empresas determina que, cuidando-se de ação versando sobre quantia ilíquida, cujo processamento não é suspenso pelo pedido recuperacional, o crédito decorrente da respectiva sentença judicial deve ser incluído no quadro geral de credores, podendo o juízo onde elas tramitam, inclusive, determinar a reserva de valor para satisfação da obrigação (art. 6º, §§ 1º e 3º).

Assim, as empresas em recuperação judicial têm o benefício de poder incluir no plano de pagamentos débitos ainda sem liquidez, cujo fato gerador tenha ocorrido anteriormente ao pedido de recuperação.

O Grupo Ciatos, formado pelas empresas Ciatos Jurídico, Ciatos Contabilidade e Ciatos Consultoria, tem capacidade técnica para assessorar sua empresa na superação de crise e na interposição, se for o caso, do pedido de recuperação judicial.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Projeto de Recuperação Judicial e/ou Extrajudicial implantado pelo Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »