É POSSÍVEL EXCLUIR O PIS E A COFINS DE SUAS PRÓPRIAS BASES DE CÁLCULO?

As dúvidas sobre a base de cálculo das contribuições PIS e Cofins sempre foram motivo de debate no meio jurídico.

O Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, em sessão no dia 15 de março de 2017, decidiu que o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não integra a base de cálculo das contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). 

O entendimento análogo procura alcançar a exclusão do PIS e da Cofins de suas próprias bases de cálculo.

Tal argumento se baseia na questão de que estes tributos são destinados ao Erário Federal e não se caracterizam como receita.

O PIS e a COFINS não pertencem aos contribuintes, constituindo-se em receita do sujeito ativo da obrigação tributária.

Ao analisar a apuração das contribuições, certifica-se o efeito redutor da carga tributária para as empresas, concluindo o efeito dessa tese na apuração final. 

Importante mencionar, que há como base alguns argumentos:

1) violação ao princípio da capacidade contributiva, uma vez que existe a obrigação de recolher tributo sem a respectiva capacidade econômica;

2) inexistência de fato gerador de PIS e COFINS, não havendo receita sobre a parcela relativa às próprias contribuições.

Por fim, destaca-se que a matéria ainda é nova no judiciário, mas há jurisprudências favoráveis aos contribuintes já sendo proferidas.

Portanto, considerando a alta influência da carga tributária nas atividades das empresas, é importante estar atento!

A equipe jurídica do Grupo Ciatos coloca-se inteiramente à disposição dos clientes para esclarecer qualquer dúvida sobre este direito, bem como para tratar da melhor estratégia judicial a ser adotada nessa situação, a fim de assegurar o direito aos clientes de retirarem o PIS e COFINS da sua própria base de cálculo.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »