STJ DECIDIRÁ SE ARREMATANTE DE IMÓVEL DEVE PAGAR DÍVIDA TRIBUTÁRIA ANTERIOR

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai analisar sob o rito dos recursos especiais repetitivos, se o arrematante de imóvel em leilão público é responsável pelos débitos tributários anteriores, em consequência de previsão do edital. 

A questão submetida a julgamento foi cadastrada no sistema do STJ como Tema 1.134, com a seguinte redação: “Responsabilidade do arrematante pelos débitos tributários anteriores à arrematação, incidentes sobre o imóvel, em consequência de previsão em edital de leilão”. 

Foi determinada a suspensão do trâmite de todos os processos individuais ou coletivos que tratem sobre a mesma matéria. Eles tiveram a interposição de recurso especial ou de agravo em recurso especial, em segundo grau de jurisdição ou no STJ. 

A relatoria dos três recursos selecionados como representativos da controvérsia (REsp 1.914.902, REsp 1.944.757 e REsp 1.961.835) coube à ministra Assusete Magalhães, explicar que a matéria a ser analisada exige a interpretação do artigo 130, parágrafo único, do Código Tributário Nacional (CTN), onde se prevê que no caso de arrematação em hasta pública, a sub-rogação ocorre sobre o respectivo preço. 

A equipe do Ciatos Jurídico se coloca à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o tema.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos? 

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores  Ciatos  entrará em contato para agendar uma visita.  

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »