APROVADO PELO CONFAZ A RETENÇÃO DE 10% DOS BENEFÍCIOS FISCAIS OFERECIDOS AS EMPRESAS AOS CONTRIBUINTES

Os contribuintes de ICMS que usufruem de incentivos fiscais de ICMS podem perder parte do benefício, pois o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou os governos a reter um depósito de, no mínimo, 10% do respectivo incentivo como condição para a sua concessão e manutenção.

A medida em comento trata-se de inovação para tentar regularizar as contas dos Estados que tiveram queda da arrecadação devido a recessão que o país esta vivendo.

A autorização foi instituída por meio do Convênio ICMS nº 31, publicado no Diário Oficial da União do dia 13 de abril de 2.016. De acordo com a norma, a medida também vale para os regimes especiais de apuração que resultem em redução do valor ICMS a ser pago – inclusive os que ainda forem concedidos.

Cada Estado e o Distrito Federal deverão regulamentar o disposto no Convênio ICMS nº 31.

Certo é que em virtude disto, haverá um aumento da na inflação, pois a majoração da despesa tributária aumentará o custo do produto comercializado pelo contribuinte, que, até a edição deste Convenio, usufruía integralmente do benefício fiscal.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »