ISSQN PODE SER INCLUÍDO DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS?

Inicialmente, antes de adentrar ao mérito do presente artigo, cabe mencionado que o Plenário do Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE nº 574.706, com repercussão geral, firmou o entendimento de que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da COFINS.

Partindo deste precedente, alguns contribuintes, prestadores de serviços sujeitos ao pagamento de ISSQN ingressaram em juízo, com “tese filhote”, requerendo a exclusão do ISSQN da base de cálculo do PIS e da COFINS.

A respeito da possibilidade ou não da inclusão do ISSQN na base de cálculo do PIS e da Cofins, cabe ressaltar que está pendente no Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário nº 592.616, a definição desta questão.

Analisando esta questão junto ao posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, cabe mencionar que a decisão paradigmática sobre o tema ISSQN na base de cálculo do PIS e da Cofins, que está sendo utilizado como precedente para decisões mais recentes desta Corte, é o Recurso Especial nº 1.330.737/SP, submetido ao regime de recursos repetitivos (Tema nº 634), julgado em 10 de junho de 2015, o qual se decidiu que o ISSQN compõe a base de cálculo do PIS e da Cofins.

O fundamento básico utilizado no STJ é que há distinção entre ICMS e ISSQN, pois o ICMS é imposto não cumulativo, ao passo que o ISS não o é.

Posto isto, inicialmente, antes de uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a questão, cabe concluir que o ISSQN compõe a base de cálculo do PIS e da Cofins.

Os contribuintes que optarem por ingressar na justiça, visando questionar esta exação, deverão continuar pagando, mesmo obtendo liminar, para evitar eventuais passivos tributários futuros, caso a decisão do STF seja contrário aos contribuintes.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »