QUAL REGIME DE TRIBUTAÇÃO É MENOS ONEROSO PARA CLÍNICAS MÉDICAS?

As pequenas e médias clínicas médicas no Brasil pagam muitos tributos, diminuindo, com isto, o lucro.

Você possui uma clínica médica e precisa saber qual é a forma de pagar menos tributos e aumentar os lucros?

Você é médico autônomo e paga muitos impostos?

A questão tributária no Brasil deve ser planejada como qualquer outra área, porém, os empresários deixam por conta do contador.

Neste artigo abordo, sinteticamente, sobre a forma de tributação menos onerosa para pequenas e médias empresas de que prestam serviços médicos, ou seja, Clínicas Médicas (CNAE 8630-5/03).

Qual o regime de tributação menos oneroso? Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real?

O primeiro quesito a ser levantado, para responder a esta questão, é sobre a margem de lucro projetada para as clínicas médicas. Caso a margem de lucro líquido seja baixa, o lucro real poderá ser o regime menos oneroso. Lembrando que a apuração do PIS e da Cofins das Clínicas Médicas é similar ao lucro presumido, ou seja, 3,65% sobre a receita operacional. Importante frisar que nesta análise deverá levar em consideração o valor da folha de pagamento, bem como o percentual de ISSQN cobrado pelo Município.

A respeito do Simples Nacional para clínicas médicas, importante levantar o custo da folha de pagamento, pois, se for inferior a 28% do faturamento bruto, provavelmente o Simples Nacional não será vantajoso. Neste caso, melhor optar pelo Lucro Presumido.

A tributação pelo Lucro Presumido irá variar conforme faturamento e ISSQN. Se o faturamento for até R$187.500,00 trimestral, a tributação será 11,33% de tributos federais, acrescido de 2% a 5% de ISSQN, ou seja, poderá chegar a 16,33% do faturamento. Caso o contribuinte fature mais de R$187.500,00 trimestralmente, terá que pagar, além dos percentuais retro mencionados, o adicional de IRPJ (média 0,8% do faturamento).

A questão primordial que as clínicas médicas devem levantar quando for optar pelo regime de tributação é a folha de pagamento, pois haverá grande influência e nem sempre o regime de tributação menos oneroso será o simples nacional.

No fim de ano é a melhor hora para planejar o regime de tributação da sua empresa para o próximo ano.

A escolha errada do regime de tributação custa dinheiro, ou seja, custa o lucro que você poderia utilizar para melhorar sua qualidade de vida.

Sua clínica média está pagando muitos tributos e você quer uma alternativa para reduzir?

O Grupo Ciatos tem a melhor solução para sua empresa.

O Grupo Ciatos realiza o Diagnóstico da sua empresa, com o propósito de coletar e tabular dados para implantar o Projeto de Planejamento Tributário.

A equipe do Grupo Ciatos é formada não só por advogados e contadores, mas também por administradores, economistas, consultores de marketing e psicologos. Com isto, a equipe do Grupo Ciatos tem uma visão macro da sua empresa.

O Grupo Ciatos tem diversos casos de sucesso na implantaçao de, acarretando, com isto, economia considerável de tributos aos nossos Clientes.

A verdade é que o Grupo Ciatos somente implanta o Projeto se houver viabilidade.

Assim, nossos clientes somente terão custo se tiverem resultados. Em outras palavras, a remuneração do Grupo Ciatos é investimento que retornará para sua empresa, através do consequente aumento do seu lucro.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »