MINERADORA DO NORTE DE MINAS OBTÉM LIMINAR PARA MANTER O FUNCIONAMENTO EM RAZÃO DA ESSENCIALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO.

No intuito de evitar a aglomeração de pessoas e minimizar o contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), muitos municípios editaram decretos suspendendo o alvará de diversas empresas que realizam atividades supostamente não essenciais à sociedade.

Contudo, um dos grandes problemas decorrentes da emissão aleatória de decretos pelos municípios é justamente a ausência de consenso e entendimento sobre quais atividades seriam essenciais à população.

E foi nesse contexto, que uma mineradora situada no norte de Minas Gerais, após ter o funcionamento impedido por decreto municipal em razão da epidemia do novo Coronavírus, impetrou Mandado de Segurança com pedido liminar junto à 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Araçuaí/MG.

Representada pelos advogados da equipe jurídica do Grupo Ciatos, a companhia conseguiu a liminar para retomar as operações de moagem e britamento de mineral destinado à indústria farmacêutica.

Na decisão, o Juiz de Direito Plantonista, Guilherme Esch Rueda, entendeu que as atividades realizadas pela empresa são consideradas essenciais para a população.

Destacou que nos termos do art. 3º, §8º, da lei nº 13.979/2020, a adoção de medidas para enfrentamento da emergência pública deverá resguardar o exercício e o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais.

A mineradora argumentou que está tomando todas as precauções de higiene necessárias para prevenção e combate ao Coronavírus junto aos colaborados, modificando a rotina de trabalho.

Fonte: Processo 5000875-42.2020.8.13.0034

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »