CONTRIBUINTE NÃO PODE RECEBER DUAS MULTAS POR MESMO FATO!

Ciatos

De acordo com o entendimento da Câmara Superior de Recursos Fiscais do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o contribuinte não pode ser duplamente punido por um mesmo fato!

Dessa forma, na decisão dos autos de nº 10665.001731/2010-92, houve o afastamento da multa isolada, referente a estimativas mensais, que já havia recebido multa de ofício pelo não pagamento do Imposto de Renda anual.

No respectivo caso, o Carf cancelou a multa isolada de 50% e manteve apenas a de ofício, de 75%. Os conselheiros apontaram que a Súmula 105 do conselho proíbe a imposição de duas penalidades sobre o mesmo fato.

Portanto, o contribuinte que recolhe IRPJ e CSLL a menor e é punido com a multa de 75% mais 50% de multa isolada, corresponderia a penalização em duplicidade pelo mesmo fato, sendo essa a linha de raciocínio que prevaleceu na recente decisão da Câmara Superior.

A equipe do Grupo Ciatos, formada por advogados tributaristas e contadores, coloca-se inteiramente à disposição dos clientes para esclarecer qualquer dúvida!

Quer conhecer um pouco mais sobre a Ciatos Jurídico?

Preencha abaixo seus dados que nossos consultores entrarão em contato para agendar uma apresentação.

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »