EX SÓCIA RESPONDE POR DIREITOS TRABALHISTAS. A REGRA DE RESPONSABILIDADE POR APENAS 2 ANOS APÓS A RETIRADA DA SOCIEDADE FOI FLEXIBILIZADA PELO TST.

O sócio que se retirou da sociedade vai responder por débitos trabalhistas até quando? Esta é uma preocupação de muitos empresários que um dia foram sócios de uma empresa e, de repente, se encontram envolvidos em uma execução trabalhista da antiga empresa.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão recente, entendeu que mesmo após os 2 anos da saída de uma empresária da sociedade, ela responderá pelo crédito trabalhista e ex empregada.

A CLT, após a reforma trabalhista, previu que o sócio retirante responde pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de sua saída.

Todavia, o TST decidiu de forma contrária por entender que os fatos ocorreram antes da reforma trabalhista, não sendo possível retroagir seus efeitos para dificultar a execução e prejudicar a trabalhadora. Desta forma, a ex sócia responderá pelo tempo em que ela foi sócia e havia o vínculo de emprego com a credora. 

A ministra do TST, Delaíde Miranda Arantes, diz ser “inaplicável a limitação temporal para a responsabilidade da sócia, sob pena de retroatividade da lei em prejuízo ao direito adquirido da empregada”. A decisão foi unânime.

Processo: RR-103300-08.1998.5.02.0441 – Fonte: https://www.tst.jus.br/

A equipe de Consultores de Grupo Ciatos é especializada em direito trabalhista empresarial.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »