TST AFASTA DECISÃO DAS INSTÂNCIAS INFERIORES DE RETER A CARTEIRA DE MOTORISTA E PASSAPORTE DA SÓCIA DEVEDORA DE CRÉDITOS TRABALHISTAS

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão recente, decidiu por afastar a determinação de retenção da CNH e do passaporte de sócia de uma empresa em Salvador. No processo trabalhista houve a desconsideração da personalidade jurídica da empresa e a sócia foi responsabilizada pelos débitos trabalhistas.

Tendo em vista que a sócia de empresa não tinha patrimônio para saldar a dívida, em 1º e 2º grau as decisões foram no sentido de suspender e recolher a CNH e passaporte da ré.

Tal medida é legal, com base no Código de Processo Civil, aplicado ao processo do Trabalho, dispondo que o juiz pode “determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária”.

Todavia, quando o processo chegou ao TST para apreciação do caso, esta corte superior entendeu que a insolvência, por si só, não acarreta a adoção automática de medidas limitadoras da liberdade de locomoção, considerando que a execução civil não tem o caráter punitivo da execução penal. Houve a aplicação do princípio da proporcionalidade.

A equipe de Consultores de Grupo Ciatos é especializada em direito trabalhista empresarial.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »