QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR NA HORA DE COMPRAR UM IMÓVEL?

Ao realizar a compra de um imóvel é necessário tomar diversos cuidados com intuito de proteger o patrimônio, verificando se existe algum fato envolvendo o vendedor e o próprio imóvel que possa gerar riscos ao negócio, e, para isso, é necessário providenciar a documentação que garanta a segurança na hora da compra e venda do imóvel.

O primeiro cuidado que o comprador deve ter é levantar informações atualizadas sobre o vendedor, expedindo 8 (oito) certidões que irão garantir a segurança da transação. As certidões poderão ser expedidas pela internet com auxílio profissional:

1) Certidão de Distribuição de Ações Judiciais (Cíveis e Criminais) expedida pelo Fórum;

2) Certidão de Distribuição de Ações Judiciais expedida pela Justiça Federal;

3) Certidão de Distribuição de Ações Judiciais expedida pela Justiça do Trabalho;

4) Certidão Negativa de Protestos expedida pelo Cartório Distribuidor de Protestos;

5) Certidão Negativa de Tributos Federais conjunta expedida pela Receita Federal e PGFN;

6) Certidão Negativa de Tributos Municipais expedida pela Prefeitura Municipal;

7) Certidão Negativa de Contribuições Previdenciárias expedida pelo INSS;

8) Certidão Negativa de Débitos junto ao FGTS, expedida pela CEF;

O segundo cuidado importante é levantar informações acerca do próprio imóvel que se pretende adquirir, garantindo que o imóvel está livre e desimpedido. Para isso é necessário providenciar 4 (quatro) documentos relativos ao próprio imóvel:

  1. Matrícula atualizada do imóvel;
  2. Certidão Negativa de Ônus, Gravames, Encargos e Ações Reipercussórias do Imóvel;
  3. Certidão Negativa de Débitos de IPTU;
  4. Declaração do Síndico de inexistência de débitos condominiais de qualquer natureza, se cabível;

O terceiro cuidado é aplicável para aqueles que pretendem adquirir um imóvel novo, ainda na planta, em construção ou sem o habite-se. Nesse caso, é necessário verificar se a edificação é regular e não terá problemas na futura obtenção do habite-se. Nesse caso, também deverão ser providenciados 4 (quatro) documentos:

  1. Registro do Memorial de Incorporação no Cartório de Imóveis;
  2. Memorial de Acabamento do imóvel que será entregue;
  3. Convenção de Condomínio e regimento interno do empreendimento;
  4. A demonstração se existe ou não alguma garantia prestada para término da construção do empreendimento, tal como a afetação de património ou constituição de SPE.

O último cuidado se refere ao Contrato de Promessa de Compra e Venda, pois uma boa redação é imprescindível em qualquer situação, garantindo que conste todas as condições comerciais do imóvel, e todos os documentos que definam as características do imóvel (planta do imóvel, memorial de acabamento, planta de garagem, minuta de convenção de condomínio).

É necessário também lavrar a Escritura Pública de Compra e Venda no Cartório de Notas, para dar publicidade a transação e é necessário para imóveis com valor acima de 30 (trinta) salários mínimos, por previsão do artigo 108 do Código Civil.

Por último, com a Escritura Pública de Compra e Venda deve ser registrada no Cartório de Imóveis responsável, de acordo com a localização do imóvel, para transferir a titularidade do bem para o nome do comprador, pois, de acordo com a previsão do artigo 1.245 do Código Civil, quem não registra não é dono.

Dessa forma, para garantir toda a segurança na compra de um imóvel, é necessário seguir as orientações jurídicas para proteger o seu patrimônio e sua empresa, buscando o auxílio profissional na hora de adquirir o imóvel.

A equipe do Ciatos Jurídico se coloca à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o tema.

MARIANA MAZZINE F. PEREIRA

OAB/MG nº 201.906

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »