Em tempos de crise, como a enfrentada pelo nosso país, um dos principais desejos dos gestores tem sido manter suas empresas ativas e gerando novos negócios. Mas, como alcançar este quadro, dentro de um mercado tão instável e mal assessorado pelo governo? No presente artigo, demonstraremos a importância da gestão estratégica para que as pequenas e médias empresas alcancem resultados positivos e mantenham seus negócios em constante crescimento.
A gestão estratégica
O termo gestão estratégica tornou-se popular a partir dos anos 2000, em decorrência da nova era da informação. Hoje, trabalhamos com informações gerada por vários agentes externos e internos, que são pautadas no mercado (economia, politica, legislação etc.), no segmento de atuação (demanda, oferta, concorrência etc.) e nas mais variadas informações internas de uma empresa (finanças, vendas, marketing, produção, estoque etc.). Este emaranhado de dados está trazendo uma grande vantagem competitiva para quem sabe transforma-los em INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA. Esta informação estratégica é o balizador de decisões para quem tem praticado a gestão estratégica.
Qual a sua importância para as pequenas e médias empresas?
Este modelo é praticado há anos dentro das grandes empresas e, agora, chega de forma muito forte (para não dizer fundamental!) para as pequenas e médias. Um gestor que não possui informações de seu mercado, de seu segmento e principalmente de sua empresa, está lançado a sorte, atitude que infelizmente tem levado muitas empresas ao insucesso.
Como fazer gestão estratégica?
Se pratica gestão estratégica de duas formas. A primeira forma interna, na empresa, e a segunda, de forma externa, terceirizada. A gestão estratégica realizada internamente requer a presença de profissionais que saibam trabalhar com Inteligência de negócios (BI) e de softwares que façam a mineração, extração e tratamento das informações coletadas. Estes profissionais e estes softwares tem um investimento considerado alto pelo mercado, o que muitas vezes inviabiliza o trabalho. Já o trabalho terceirizado, pode ser um pouco mais moroso, mas o investimento é infinitamente mais baixo.
A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.
Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?
Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.