PECULIARIDADES INERENTES AO SOBREAVISO

No presente artigo discorreremos o conceito de sobreaviso, bem como trataremos da decisão da Primeira Turma Tribunal Superior do Trabalho, no Recurso de Revista nº1260-79.2013.5.02.0001, que reconheceu o direito de sobreaviso para um empregado.

Como funciona o regime de sobreaviso?

Para fins de informação, cabe ressaltar que o regime de sobreaviso está disciplinado no artigo 244, inciso II, da CLT, segundo o qual o empregado que permanecer em sua própria casa aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço, encontra-se de sobreaviso. Essas horas devem ser contadas à razão de 1/3 do salário normal.

CASE – Recurso de Revista Nº1260-79.2013.5.02.0001

A Primeira Turma Tribunal Superior do Trabalho recentemente, no Recurso de Revista nº1260-79.2013.5.02.0001, condenou uma empresa ao pagamento de horas de sobreaviso pelo fato do empregado ficar à espera de chamado da empresa.

No caso em comento, uma empresa de Barueri/SP foi condenada a pagar à um analista de suporte as horas relativas ao período em que ele ficava de sobreaviso e podia ser chamado a qualquer momento fora do expediente.

Segunda a 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, havia restrição à liberdade de locomoção do empregado.

No recurso de revista, o empregado sustentou que sempre esteve incluído nas escalas de plantão e era efetivamente acionado fora do expediente para atendimento remoto ou no local.

O relator do recurso, ministro Hugo Carlos Scheuermann, afirmou que o simples fornecimento de celular ou outro instrumento similar não caracteriza, isoladamente, o sobreaviso, uma vez que não impõe limitação que enseje o deferimento da parcela, porém, “é diferente da situação ocorrida com o analista”. Nesta situação, há restrição à liberdade de locomoção em razão da submissão a um estado de prontidão, portanto, aplica-se o entendimento do item II da Súmula 428 do TST.

Para o relator, a participação do empregado em escalas de atendimento em regime de plantão é distinta daquela em que ele usa o celular e pode eventualmente ser chamado pela empresa.

A equipe do Grupo Ciatos, formada por advogados especialistas em direito do trabalho e contadores, coloca-se inteiramente à disposição dos clientes para esclarecer qualquer dúvida sobre a legislação trabalhista, bem como para tratar da melhor estratégia trabalhista para sua empresa.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »