LINHA DE CRÉDITO EMERGENCIAL PARA MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Nesta terça-feira, dia 19/05/20, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.999, que tem como objetivo ajudar as micro e pequenas empresas nesta pandemia da Covid-19.

A Lei institui o Programa Nacional de Apoio às Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que concederá uma linha de crédito emergencial de 30% (trinta por cento) da receita bruta anual das ME e EPP, com taxa de juros anual de até 4,25% e prazo de 36 (trinta e seis) meses para pagamento.

O Programa ainda beneficia empresas constituídas há menos de um ano, cuja linha de crédito será de 50% (cinquenta por cento) do capital social ou 30% (trinta por cento) da média do faturamento mensal.

As empresas que fizerem jus ao programa não poderão dispensar empregados, os quais terão estabilidade entre a data da contratação da linha de crédito e o 60º (sexagésimo) dia após o recebimento da última parcela.

Os empresários que se utilizarem deste crédito poderão aplicá-lo na atividade empresarial em suas diversas dimensões, bem como em investimentos e capital de giro isolado e associado.

As instituições financeiras participantes poderão formalizar operações de crédito no âmbito do Pronampe até 3 (três) meses após a entrada em vigor desta Lei.

Como garantia para obtenção do crédito será exigida apenas a garantia pessoal em montante igual ao empréstimo contratado, acrescido dos encargos. Já no caso de empresas constituídas e em funcionamento há menos de 1 (um) ano, a garantia pessoal poderá alcançar até 150% (cento e cinquenta por cento) do valor contratado, mais acréscimos.

Em caso de inadimplemento do contratante, a dívida será cobrada pelas instituições financeiras participantes do Programa, e será de competência do Banco Central do Brasil fiscalizar o cumprimento, pelas instituições participantes do Pronampe, das condições estabelecidas para as operações de crédito realizadas no âmbito do Programa.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »