SUPREMO DECIDE PELA INCIDÊNCIA DE PIS/COFINS SOBRE CARTÕES DE DÉBITO E CRÉDITO

Cartões de débito e crédito

Em 25 de março de 2022, os ministros do Supremo Tribunal Federal – STF – fixaram por oito votos a três, a tese do julgamento do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral n° 1.049.811/SE, a partir do qual a Suprema Corte concluiu que os valores retidos por administradoras de cartões a título de comissão integram a base de cálculo do PIS e da COFINS.

A tese conduzida por Alexandre de Moraes, é de que: “é constitucional a inclusão dos valores retidos pelas administradoras de cartões na base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS devidas por empresa que recebe pagamentos por meio de cartões de crédito e débito.

Logo, os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques, acompanharam Alexandre de Moraes, formando assim, a maioria necessária dentro do Supremo para a fixação da tese.

Por outro lado, a tese do relator, Ministro Marco Aurélio, que votou contra a tributação à época do julgamento do mérito, foi vencida. A matéria proposta no Supremo foi de que os valores retidos pelas administradoras de cartão de débito e de crédito, a título de comissão, não compõe a base de incidência das contribuições devidas pelas empresas ao Programa de Integração Social – PIS – e para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS.

O julgamento do mérito havia sido concluído em setembro de 2020. Na ocasião, por seis votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal entendeu que os valores em discussão deveriam ser tributados pelo PIS e pela COFINS, uma vez que compõe a receita bruta das empresas.

À época, apesar de essa ser a corrente vencedora, houve divergência quanto à tese do julgamento, que, agora, foi apreciada e pacificada.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos? 

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.  

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »