A NOVA PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE CIVIL  

Prescrição da dívida

A prescrição é a perda da oportunidade de exigir um direito subjetivo pelo decurso do tempo no decorrer de um procedimento. Fulminando assim, a pretensão do credor de cobrar uma dívida. 

Como se sabe, a prescrição intercorrente possui nítido caráter sancionador da inércia do credor. 

De fato, se não houvesse prescrição, as dívidas seriam eternas, ferindo de morte o princípio da segurança jurídica e da dignidade da pessoa humana. 

Com efeito, a Medida Provisória nº 1.195/2021, convertida em lei, alterou regras contidas no artigo 921 do Código de Processo Civil e assim, o regime da prescrição intercorrente civil.  

Uma dessas alterações desvincula a prescrição intercorrente da inércia do credor. 

Nos termos do citado dispositivo legal, a execução será suspensa quando o executado não possuir bens penhoráveis. Nesses casos, o Juiz está autorizado a suspender a execução, bem como o prazo de prescrição, por um ano, sem que seja necessária a intimação das partes. 

Decorrido o prazo de um ano após a suspensão, começa a fluir o prazo de prescrição intercorrente. 

De acordo com a nova regra, a prescrição intercorrente só será interrompida com “a efetiva citação, intimação do devedor ou constrição de bens penhoráveis” (§4º-A). Logo, mesmo que o credor manifeste no processo requerendo ao juiz as medidas executivas dentro do prazo prescricional, estará — ainda assim — sujeito ao decreto de prescrição intercorrente.  

Apesar de a alteração feita pelo § 4º-A do artigo 921 do Código de Processo Civil ser alvo da Ação Declaratória de Inconstitucionalidade nº 7.005, e de entendimento divergente nos Tribunais, para que a cobrança de uma dívida seja feita de modo efetivo à satisfação do crédito, torna-se imprescindível a análise e acompanhamento diligente e zeloso de um advogado especialista, a fim de evitar o perecimento do direito por decurso de prazo.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos? 

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores  Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.  

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »