AS PREMISSAS BÁSICAS DA GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é um processo estratégico que envolve a administração de recursos humanos, incluindo a recrutamento, o desenvolvimento, a motivação e a retenção de colaboradores e é essencial para o sucesso de uma empresa, pois permite maximizar o potencial dos colaboradores e melhorar a eficiência e rentabilidade da organização.

As premissas básicas, como percebe, são 4:

  1. Identificar, Recrutar e Selecionar
  2. Desenvolver e Treinar
  3. Satisfazer
  4. Reter
  5. Medir

Seguindo estas premissas de forma regular e planejada:

  1. Maximizamos o potencial dos colaboradores
  2. Geramos a satisfação tanto dos colaboradores, quanto dos clientes
  3. Melhoramos a eficiência e rentabilidade da empresa
  4. Contribuímos para o mundo melhor

A gestão de pessoas tem uma grande relação com o desempenho organizacional e deve ser medida e gerenciada para garantir o sucesso da empresa. As empresas precisam investir em sua força de trabalho e desenvolvê-la para melhorar o desempenho, aumentar a satisfação dos colaboradores e, com isto, retê-los.

É de extrema importância que seja medido e avaliado a satisfação dos colaboradores, o clima organizacional, a capacitação e desenvolvimento e outros indicadores relacionados às pessoas para medir o desempenho organizacional.

Com estas métricas, é possível compreender como as pessoas estão contribuindo para a realização dos objetivos estratégicos da empresa e para identificar áreas de melhoria.

Uma das premissas mais importante de uma empresa é a aprendizagem (desenvolvimento) por meio de treinamentos e convivência corporativa.

Quando falamos de desenvolvimento de colaboradores, não poderíamos deixar se citar o livro “A Quinta Disciplina” de Peter Senge. Neste livro é abordado os princípios básicos da aprendizagem organizacional. Os princípios incluem:

  • A mentalidade de aprendizado: as organizações devem desenvolver uma mentalidade de aprendizado contínuo para se adaptar e evoluir em um mundo em constante mudança.
  • Sistemas de pensamento: as organizações devem aprender a entender e trabalhar com sistemas complexos em vez de se concentrar em problemas isolados.
  • Aprendizado compartilhado: as organizações devem criar um ambiente onde as pessoas possam compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros.
  • Aprendizado colaborativo: as organizações devem trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns e resolver problemas complexos.
  • Aprendizado baseado em ação: as organizações devem aprender através da aplicação prática do conhecimento em situações reais.

A conclusão que se chega é que muitos empresários negligenciam a responsabilidade de implantar uma boa gestão de pessoas, transpondo esta responsabilidade para, única e exclusivamente, o departamento de recursos humanos.

Fato é que esta negligencia dos empresários acarretam diversas prejuízos que vão desde as perdas de importantes colaboradores, despesas com novas contratações, improdutividade até a queda da rentabilidade da empresa.

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »