STF PERMITE A PENHORA DE BEM FAMÍLIA DE FIADOR DE LOCAÇÃO COMERCIAL

Ao encerrar o julgamento do RE 1.307.334 (Tema RG 1.127), o Supremo Tribunal Federal decidiu que os locadores de imóveis comerciais podem penhorar bem de família do fiador para garantir o recebimento de valores em caso de descumprimento contratual pelo locatário, fixando a seguinte tese: “É constitucional a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação, seja residencial, seja comercial.”

Com efeito, a Lei nº 8.009/90 prevê em seu art. 3º, inciso VII, que “a impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação.”

No julgamento, prevaleceu o entendimento de que não há incompatibilidade entre o dispositivo legal retromencionado e o direito constitucional à moradia previsto no art. 6º da Constituição Federal. Consequentemente, o fiador tem liberdade de contratar e se vincular à obrigação, assumindo, portanto, a responsabilidade de sujeitar seu patrimônio à penhora para o pagamento de dívidas decorrentes do inadimplemento contratual.

Outro argumento considerado é que a Lei nº 8.009/90, em seu art. 3º, VII, não faz distinção entre locação residencial ou comercial. A criação de distinção por decisão judicial violaria o princípio da isonomia, pois o fiador de locação comercial manteria incólume seu bem de família, enquanto o de locação residencial poderia ter seu imóvel penhorado.

Outro ponto observado é que a impossibilidade de penhorar o bem de família do fiador de locação comercial ofenderia o princípio da livre iniciativa e causaria grave impacto na liberdade de empreender do locatário. Muitas vezes o fiador é o próprio sócio da pessoa jurídica afiançada, especialmente em se tratando de micro e pequena empresa, e por sua própria vontade assume obrigação capaz de limitar seu direito à moradia.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »