EMPRESA TEM OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR CONCORRENTES POR USO INDEVIDO DE MARCA 

O procedimento de registro de marca perante o INPI serve para assegurar o maior patrimônio da empresa, que é a identificação do seu estabelecimento perante clientes e investidores: a sua marca. O registro fornece, portanto, a segurança e a credibilidade necessárias para que a empresa atue sem medo de ter sua identidade comprometida. 

A Lei nº 9.279/96, conhecida com a Lei de Propriedade Industrial, considera crime o uso indevido de marcas, nos termos do artigo 189. Ainda, no seu artigo 195 e incisos, trata-se exclusivamente desta espécie de infração, no qual ficou imposta a penalidade para aqueles que a cometem, podendo chegar até a um ano de detenção e multa.  

A marca é um ativo muito importante para o negócio. Fazer um pedido de registro e, depois, conquistar a exclusividade de uma marca é uma ação que proporciona vantagens competitivas no mercado. Assim, verificando a reprodução não autorizada da marca por terceiro, o dono da empresa ou representante da instituição poderá: 

  1. Primeiramente, fazer um requerimento administrativo ao servidor do site pedindo a retirada do conteúdo. Para tanto, é importante que a marca esteja devidamente registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) 
  1. Notificar extrajudicialmente o terceiro que está utilizando a marca de forma indevida. 
  1. Acionar judicialmente o terceiro que, mesmo notificado extrajudicialmente, continua causando danos à marca. 

Empresas que utilizam nomes ou logos semelhantes, bem como sonoridade fonética parecida com a de outra concorrente do mesmo ramo de atividade comercial, já registrada pelo INPI, estão cometendo ato ilícito e podem ser compelidas a indenizar por uso indevido de marcas.  

Nos termos do inciso III, do artigo 130 da Lei de Propriedade Industrial, o titular de uma marca), possui o direito de “zelar pela sua integridade material ou reputação” e, assim, poderá impedir que terceiros continuem utilizando a  marca sem autorização, principalmente se tal uso indevido gerar danos ao negócio e/ou à reputação da empresa. 

Segundo a jurisprudência do STJ, em se tratando de direito de marcas, o dano material pode ser presumido, pois a violação é capaz de gerar lesão à atividade empresarial do titular, como o desvio de clientela e a confusão entre as empresas. 

Considerando que um ativo importante do seu negócio pode estar sofrendo danos, é indispensável que você busque a ajuda de profissionais especializados na área, a fim de se evitar desgastes e custos ainda maiores para a empresa, para análise do cenário e decisão do melhor caminho a ser tomado, viabilizando a proteção da sua marca. 

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos? 

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores  Ciatos entrará em contato para agendar uma visita.  

Últimas postagens
Categorias

Artigos relacionados

planejamento tributário
Tributário
Dr. Diego Garcia

ISSQN DAS SOCIEDADE UNIPESSOAIS

No presente artigo abordarei sobre  como economizar tributos por meio do ISSQN devido por sociedades unipessoais de narureza intelectual, científica, literária ou artística. As sociedades,

Leia mais »